Fluxo de faturamento
Faculdade Boa Viagem / Devry
Curso de Gestão Hospitalar
Disciplina de Auditoria em Contas Médicas
Professora: Lívia Beltrão
Aluna : Elina Mariano
Objetivo: Montar um setor de auditoria; característica; definir quais profissionais: formação; definir o tipo de auditoria a ser utilizada; Descrever as funções desses profissionais; fazer o fluxo de cobrança; fazer o fluxo do pagamento da cobrança até o setor de glosas.
Montagem do setor de auditoria
O setor de auditoria requer funcionários graduados, com especialização em auditoria, capazes de analisar os processo e resultados da organização de forma detalhada, visando a adequação, eficiência e eficácia em relação aos planos, metas e objetivos da organização.
São compostos por: Analista que pode ser graduado em administração financeira ou contábil, ou áreas afins, com conhecimentos nos processos de auditoria e informática;
Enfermeiro auditor, com especialização em auditoria e conhecimentos informática;
Medico auditor, com especialização em auditoria e conhecimentos informática;
Tipo de auditoria a ser utilizada
1. Auditoria interna em educação continuada, onde orienta a equipe multidisciplinar sobre a importância legal do prontuário e a necessidade correta do seu preenchimento.
2. Auditoria interna no faturamento, onde se analise as contas hospitalares após a alta do paciente verificando compatibilidade.
Descrever as funções desses profissionais
Analista – Realiza auditorias internas, criar, aplicar treinamentos, revisar processos, apurar se os registros efetuados correspondem com os documentos que lhe deram origem, garantir a exatidão dos valores contabilizados, observar as normas contábeis e fiscais e os contratos com as operadoras de saúde, etc.
Enfermeiro Auditor – Analise do prontuário médico se está corretamente preenchido nos seus diversos campos tanto médico