Fluxo de caixa
________________________________________________
Resumo: Este trabalho apresenta a necessidade de um gestor financeiro, o conceito e a importância do fluxo de caixa, a projeção das entradas e saídas de recursos financeiros, quais são os fatores que influenciam na gestão de caixa e apresenta o fluxo de caixa como um instrumento de controle e gestão.
Palavras-chave: Fluxo de Caixa. Gestor Financeiro.
1. Introdução
Todas as atividades empresariais envolvem recursos financeiros e orientam-se para a obtenção de lucros. A organização pode ser visualizada como um sistema que multiplica os recursos financeiros nela investidos. Dessa forma, a função financeira compreende um conjunto de atividades relacionadas à gestão dos fundos movimentados por todas as áreas da empresa.
O fluxo de caixa é reconhecido como um instrumento de suma importância para o equilíbrio financeiro das empresas, tendo participação essencial no sucesso dos negócios. É por meio de sua utilização que o administrador financeiro é capaz devisualizar quando a empresa necessita captar recursos ou quando ela pode aplicá-los. Portanto, a boa gestão do fluxo de caixa é sinônimo de segurança contra imprevistos, seja no pagamento a fornecedores, quanto na ocorrência de custos de capital. Todas as organizações, independentemente de seu porte ou área de atuação, necessitam de uma boa gestão do seu fluxo de caixa, a fim de gerenciar melhor suas disponibilidades, maximizar a riqueza e diminuir custos. Este artigo procura abordar aspectos como: 260
• A importância de um administrador financeiro;
• O conceito e a importância do fluxo de caixa;
• A projeção das entradas e saídas de recursos financeiros;
• Quais são os fatores que influenciam na gestão de caixa;
• Apresentar o fluxo de caixa como instrumento de controle e gestão;
2. Fluxo de Caixa nas organizações
O desenvolvimento da atividade empresarial no mercado faz com que as organizações ajustem sua