FLUXO DE CAIXA
O fluxo de caixa é uma peça de extrema importância para gestão financeira, pois é através dela que se obtêm as devidas informações financeiras com relação à entidade, o fluxo de caixa se trata das entradas e saídas financeiras de uma determinada entidade de um determinado período, de forma objetiva e de fácil entendimento para que assim se possam tomar as decisões cabíveis com relação ao futuro financeiro da mesma. FINALIDADES E OBJETIVOS DO FLUXO DE CAIXA O fluxo de caixa tem como objetivo auxiliar a gestão financeira nas tomadas de decisões, os gestores conseguem administrar da melhor forma os recursos financeiros da empresa como o fluxo também mostra a disponibilidade imediata dos mesmos, como também auxilia na administração dos pagamentos que a entidade tem que efetuar, de forma que se evite transtornos para a entidade.
Além dos objetivos citados acima, Hong Yuh Ching (2007, p. 69), cita alguns outros que também são de suma importância como:
A) Avaliar a liquidez e a flexibilidade financeira. Liquidez refere-se a disponibilidade de recursos para pagar obrigações. Flexibilidade financeira refere-se à habilidade de a empresa financiar suas operações com recursos gerados internamente ou com recursos externos, por meio de emissão de ações, debêntures ou empréstimos. Os analistas de credito e os investidores estão particularmente interessados nessas avaliações.
B) Avaliar as decisões gerenciais. Decisões inteligentes levam a empesa a produzir lucro e gerar fluxo de caixa, más decisões podem leva-la à falência. Ao observar a demonstração os investimentos que a empresa realizou no passado pode-se concluir se esses investimentos estão trazendo retorno sob forma de lucro e fluxo de caixa.
C) Determinar a capacidade de pagar dividendos aos acionistas e empréstimos aos credores. Os acionistas estão interessados em receber dividendos de seus investimentos bem como os credores, no tocante ao principal e aos juros. A demonstração