fluxo de caixa
Sim, pode, pois quem define a taxa que deve ser usada é o “investidor”, ou seja, o quanto ele pretende ganhar com o “projeto” futuramente.
2) O que é e como se calcula o payback simples?
Esta técnica calcula o período (prazo) que o investidor irá precisar para recuperar o capital investido. Nesse sentido, o payback permeia desde o ciclo de vida do projeto até o ciclo de vida do produto. Talvez por este motivo seja dita como uma metodologia apropriada para projetos com risco elevado.
Sob o ponto de vista do payback, o projeto é considerado viável quando o prazo encontrado como resultado do cálculo for menor que o prazo desejado para a recuperação do investimento.
Exemplo:
- Orçamento do projeto: 10.000,00
- Prazo do projeto: 1 ano
- Receita anual obtida com a comercialização do produto/serviço no final do projeto: 3.000,00
- Prazo desejado para recuperação do investimento: 5 anos
Payback = Valor do investimento ÷ Valor da receita esperada
Assim,
Payback = 10.000 ÷ 3.000 = 3,3 anos
Conclusão:
Como o prazo desejado para recuperação do investimento era de 5 anos e o cálculo do Payback resultou em um prazo de 3,3 anos, o projeto é considerado viável.
3) O que é e como se calcula o valor presente liquido (VPL)?
O VPL, em inglês chamado de NPV – Net Present Value, é considerado uma técnica sofisticada de análise de investimento.
O VPL é obtido descontando o fluxo de caixa a uma taxa especificada, trazendo, dessa forma, todos os valores para a situação inicial – a um valor presente líquido.
Essa taxa especificada normalmente corresponde a uma de retorno mínimo que deve ser obtido por um projeto.
Sob o ponto de vista do VPL, o projeto é considerado viável quando o resultado do cálculo for maior do que zero, pois isso quer dizer que o projeto dará um retorno maior do que a taxa especificada.