Fluxo de caixa
Faculdade de Administração
Disciplina: Administração Financeira Empresarial
Professor: José Thadeu Paulo Henriques
Aluna: Maria Catarina Moreira Aleo 08001001001
Exercícios do Tópico 4
Caro aluno,
O presente exercício é composto de três partes:
A. Atividades de aprendizagem que você deverá realizar a leitura do capitulo ou do plano de Aula e responder.
B. Aplicações práticas resolvidas, este tópico contém exercícios resolvidos para que você possa entender melhor os conceitos, os termos utilizados e o processo de resolução dos exercícios.
C. Aplicações práticas a resolver, este tópico contém exercícios que deverão ser resolvidos por você. Procure discutir os resultados com os seus colegas.
A) ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM
3-1 descreva o fluxo geral de caixa da empresa em termos de fluxos operacionais, fluxos de investimento e fluxos de financiamento.
Os fluxos Operacionais são explicadas pelas receitas e gastos decorrentes da industrialização, comercialização ou prestação de serviços da empresa. Estas atividades têm ligação com o capital circulante líquido da empresa. os fluxos de Investimento são os gastos efetuados no Realizável a Longo Prazo ou no Ativo Permanente, bem como as entradas por venda de ativos imobilizados.
Os fluxos de Financiamento são os recursos obtidos do Exigível a Longo Prazo e do Patrimônio Líquido. Devem ser incluídos aqui os empréstimos e financia-mentos de curto prazo. As saídas correspondem à amortização destas dívidas e os valores pagos aos acionistas a título de dividendos, distribuição de lucros.
3-2 Por que a depreciação, juntamente com a amortização e a depleção, é considerada uma despesa não desembolsada? De que modo os contadores estimam o fluxo de caixa gerado pelas operações?
Ao diminuir o lucro tributável, a depreciação e outros encargos não desembolsaveis protegem a empresa dos impostos incidentes sobre o lucro.
3-3 De ponto de vista estritamente