fluxo de caixa
1-Introdução.
A empresa estima sua necessidade de caixa como uma parte de seu orçamento geral ou processo de previsão. Em primeiro lugar, ela prevê vendas, suas necessidades de activos fixos, estoques e as épocas em que os pagamentos devem ser feitos. Essas informações são combinadas com projeções sobre quando as contas a receber serão colectadas, os impostos serão pagos, as datas de pagamento de dividendos de juros, e assim por diante. Toda essa informação é resumida no orçamento de caixa, que mostra as entradas e saídas de caixa projectadas da empresa durante algum período de tempo especificado. Geralmente as empresas têm uma previsão de orçamento de caixa diária para o próximo mês, mais orçamentos de caixa mensais menos detalhados para o próximo ano. Os orçamentos de caixa mensais são utilizados para propósitos de planejamento, e os orçamentos diários ou semanais para o controle efectivo de caixa. O orçamento de caixa fornece informação mais detalhadas com respeito aos futuros fluxos de caixa do que as demostrações financeiras projectadas.
1.1-Objectivo geral
O presente trabalho tem como objectivo geral, análise do orçamento de caixa como ferramenta na gestão corrente.
1.2-Objectivo Específicos
E tem ainda como objectivos específicos saber: a importância do orçamento de caixa; quais os principais motivos para se manter o caixa?; qual é o proposito do orçamento de caixa?; quais são as técnicas de administração de caixa.
1.3-Metodologia
Este trabalho apresenta –se em capítulos, sendo: o capítulo 1, apresenta a introdução, objectivo geral e objectivos específicos;
Capítulo 2- demostra a revisão bibliográfica, enfocando a temática do orçamento de caixa e o seu contexto;
Capítulo 3- apresenta o desenvolvimento, técnicas de administração de caixa;
Capítulo 4-apresenta-se a conclusão;
Ao final apresenta-se a bibliográfia.
2 - Revisão Bibliográfica
Destaca-se que esta revisão tem