fluxo de caixa
O fluxo de caixa é um instrumento gerencial que controla e informa todas as movimentações financeiras (entradas e saídas de valores) de um dado período, pode ser diário, semanal, mensal, etc., é composto dos dados obtidos dos controles a pagar e receber, de vendas, de despesas, de saldos de aplicações, e de todos os demais elementos que representem as movimentações de recursos financeiros da empresa.
É o termo usado nas áreas de administração, finanças e contabilidade freqüentemente para designar o montante de caixa que é recebido em relação ao que é gasto por uma empresa, negócio, produto ou serviço em um determinado período de tempo. Trata-se, especificamente, do movimento de entrada e saída de dinheiro em um determinado negócio, projeto, empresa ou serviço em um intervalo de tempo. Com esta ferramenta calcula-se, então, o valor acumulado entre receitas previstas e despesas naquele período.
Benefícios das Informações dos Fluxos de Caixa
A demonstração dos fluxos de caixa, quando usada em conjunto com as demais demonstrações contábeis, proporciona informações que habilitam os usuários a avaliar as mudanças nos ativos líquidos de uma entidade, sua estrutura financeira (inclusive sua liquidez e solvência) e sua capacidade para alterar os valores e prazos dos fluxos de caixa, a fim de adaptá-los às mudanças nas circunstâncias e oportunidades. As informações sobre os fluxos de caixa são úteis para avaliar a capacidade de a entidade gerar recursos dessa natureza e possibilitam aos usuários desenvolver modelos para avaliar e comparar o valor presente de futuros fluxos de caixa de diferentes entidades. A demonstração dos fluxos de caixa também