fluxo de caixa
As mudanças contínuas perceptíveis no mercado, a evolução tecnológica, a rapidez nas comunicações e a necessidade de tomadas de decisões mais rápidas passam a exigir dos gestores das empresas uma identificação maior com as ferramentas de gestão, a fim de manterem-se em sintonia com as novas exigências. E, dentre as ferramentas disponíveis, escolheu-se a do Fluxo de Caixa por ser a responsável pelo registro dos encaixes e desencaixes, assim como, permitir o planejamento dessas entradas e saídas de numerários.
Nota-se que é uma ferramenta simples, que demonstra as entradas e saídas do disponível da empresa. A partir desses dados, o gestor saberá quais foram os numerários gastos ou ingressados na empresa. Pode ser utilizado o Fluxo de Caixa Real ou o Fluxo de Caixa Planejado. O Real são as movimentações que estão ocorrendo na empresa, sendo feitas através do disponível da empresa. Já, o Planejado é feito através de dados que serão recebidos ou pagos futuramente, para saber em quais períodos haverá dissintonia entre os ingressos e saídas de numerários, antecipando-se às decisões futuras.
1. A importância do Fluxo de Caixa nas Empresas
O Fluxo de Caixa, para uma empresa, é de suma importância, pois consegue controlar as entradas e saídas de numerários da empresa, sabendo o que aconteceu em cada dia da empresa, tendo assim um maior controle das operações que envolvem o seu disponível. A empresa, utilizando-se desta Ferramenta, consegue verificar quais dias terá mais recebimentos e pagamentos, ajustando assim quais dias seriam melhores para quitar as dívidas futuras. É uma ferramenta simples de grande valia, que sendo colocada em prática só trará benefícios à empresa, e com ela conseguirá enxergar em que dias a empresa encontra-se com mais dívidas a serem pagas. O empresário pode também utilizar o Fluxo de Caixa Planejado para provisionar as atividades futuras, para saber como se ajustar, tendo assim um maior controle e saber