Fluxo de caixa
Processos Financeiros e Orçamentários
TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DE FALTAS
Osasco SP
2011
Centro Paula Souza – Etec André Bogasian
Processos Financeiros e Orçamentários
FLUXO DE CAIXA
Tatiane Cristina de Morais Fabiano
Técnico em Administração
3º Módulo C
Osasco SP
2011
Sumário
Fluxo de Caixa 4 Modelo de Fluxo de Caixa 5
Referências Bibliográficas 8
Fluxo de Caixa
Fluxo de caixa é um método gerencial que possibilita controlar e informar todas as movimentações financeiras (entradas e saídas) de um período, podendo ele ser diário, semanal, mensal, etc. O fluxo de caixa é formado por dados obtidos dos controles de contas á pagar, contas á receber, de vendas, de despesas, de saldos de aplicações, e todos os demais que representem as movimentações de recursos financeiros disponíveis da empresa, podendo também ser elaborado para simples avaliação de onde esta sendo utilizado o dinheiro da empresa ou ainda como controle contábil com propósitos fiscais.
Para que o fluxo de caixa seja eficaz é necessário mantê-lo constantemente atualizado, para isso também é necessário manter os controles de contas sempre em dia, pois não há como ter um relatório de fluxo de caixa atualizado se a empresa não registra regularmente as faturas e nem acompanha se os seus clientes estão pagando-as em dia, por exemplo.
Um controle de fluxo de caixa bem feito é uma grande ferramenta para lidar com situações de alto custo de crédito, taxas de juros elevadas, redução do faturamento e outros fantasmas que rondam os empreendimentos. Ele permite: • Avaliar se as vendas presentes serão suficientes para cobrir os desembolsos futuros já identificados. • Calcular os momentos ideais para reposição de estoque ou materiais de consumo, considerando os prazos de pagamento e as disponibilidades. • Verificar a necessidade de realizar promoções e liquidações, reduzir ou aumentar preços. • Saber se é ou não possível