Fluxo de caixa
Prof. Luiz Eduardo Brandão brandao@iag.puc-rio.br
Tutoria a Distância
D1.III
FLUXO DE CAIXA RELEVANTE
INTRODUÇÃO
Se as projeções de fluxo de caixa não estiverem corretas, toda a
se popularizou em 1940, quando Walt Disney investiu $2.6 milhões de dólares, uma fabulosa quantia para a época, para criar o seu segundo desenho animado de longa metragem. Pinocchio se tornou um dos seus filmes de maior sucesso, obtendo para a empresa mais de $50 milhões de dólares nos 5 relançamentos realizados nas quatro décadas seguintes, além da receita de merchandising do personagem.5 Em 1984, quando Michael Eisner e Frank Wells assumiram a direção da Disney após uma desgastante batalha pelo seu controle acionário, Pinocchio era um dos muitos tesouros guardados a sete chaves na sede da empresa em Burbank, Califórnia, junto com Branca de Neve, Cinderella e uma dúzia de outros clássicos. Walt Disney, temendo que o excesso de exposição desgastasse a imagem e reduzisse a eficácia dos seus personagens, dosava a exibição dos seus clássicos a conta-gotas, e após a sua morte em 1966, os seus sucessores acharam por bem continuar seguindo essa estratégia. Durante a disputa pela compra da empresa, um dos grupos interessados estimou o valor dessa biblioteca em $400 milhões de dólares.
F
oi em 1881 que o professor italiano Carlo Lorenzini escreveu o conto de fada de Pinocchio, mas a história só
Grover, Ron: “The Disney Touch: How a daring manangeme nt team revived an entertainme nt empire”, Richard D. Irwin, Inc, 1991.
5
IAG – A Escola de Negócios da PUC-Rio
D1
•
21
Nessa época, a maioria dos estúdios de Hollywood estavam lançando seus velhos filmes em vídeo cassete, obtendo com isso uma receita adicional de $1.5 bilhões de dólares por ano. A nova equipe da Disney precisava gerar caixa urgentemente para melhorar a imagem da empresa, desgastada por anos de má administração e pela batalha pelo seu controle acionário. Eisner e