Fluxo de Caixa e aplicabilidade
ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
ESTUDO INDEPENDENTE –AULA 03
– FLUXO DIRETO E FLUXO INDIRETO: CONCEITO E ESTRUTURA–
GIULIANA DE LIMA VISCARRA – 12102306
KARINNY CUSTÓDIO DE MELO – 12211090
LUANA CRISTINA MOUTA PINHEIRO – 12211894
POLIANA DE MELO PONTES – 12212495
RAFAEL ARAÚJO DOS SANTOS – 12212016
RENAN DE SOUSA ALMEIDA – 12102395
SABINA SOUSA DOS SANTOS – 12212675
FORTALEZA/ CE
2014
INTRODUÇÃO
Com a globalização da economia e com a crescente competitividade do mercado, a atividade financeira de uma empresa requer acompanhamento permanente de seus resultados, de maneira a avaliar seu desempenho, bem como proceder aos ajustes e correções necessários.
Cada vez mais, nota-se que, as empresas estão adotando estratégias que visem à competitividade e permanência no mercado. O cenário econômico atual exige das empresas uma maior eficiência na sua gestão financeira de recursos, não sendo admitido indecisões com o que fazer com eles, uma boa gestão de recursos financeiros reduz a necessidade de capital de giro, gerando uma maior lucratividade devido a redução das despesas financeiras e é essa a finalidade do fluxo de caixa.
Contudo, é necessário que a atividade financeira de uma empresa exija acompanhamento permanente de seus resultados, permitindo auxiliar seu desempenho, bem como proceder aos ajustes e correções necessários.
Fluxo de caixa é um instrumento que possibilita o controle dos recursos financeiros de uma empresa, que por objetivo básico prover a empresa de recursos de caixa suficientes de modo a honrar os vários compromissos assumidos e prover a maximização dos lucros.
CONCEITO DE FLUXO DE CAIXA
Fluxo de caixa é um instrumento que relaciona as entradas e saídas de recursos financeiros de uma empresa em determinado intervalo de tempo.
O fluxo de caixa é indispensável para uma sinalização dos rumos financeiros dos negócios. Através de sua elaboração é possível ver antecipadamente eventuais excessos ou falta de caixa,