Flutuação
Para aplicações com transmissão de áudio e vídeo não importa se os pacotes demoram 20 ms ou 30 ms,para serem entregues desde que o tempo em transito seja constante, a variação do tempo de chegado dos pacotes e chamada flutuação.
A flutuação de pode ser limitada pelo calculo de transito esperado hop ou longo do caminho. Quando um pacote chega a um roteador este verifica se o pacote este adiantado ou atrasado em suas programações, essas informações são armazenadas no pacote e atualizadas a cada hop.
Na realidade o algoritmo que define entre os diversos pacotes que disputam uma linha de saída.
Em alguma aplicações como vídeo por demanda a flutuação pode ser eliminada pelo armazenamento em buffer no receptor,seguido pela busca de dados para exibição em buffer.
Qualidade de serviço.
As técnicas que examinamos nas seções anteriores servem para reduzir o congestionamento e melhorar o desempenho da rede, e para garantir a qualidade do serviço por meio do projet de redes e protocolos.
Requistos
Uma sequencia de pacotes desde a sua origem ate o seu destino e chamada de fluxo,em uma rede orientada a conexões todo os pacotes seguem a mesma rota.Em uma rede sem conexões eles pode seguir caminhos diferentes as necessidades de cada fluxo pode ser caracterizada por 4 parâmetros principais:Confiabilidade,Retardo,Flutuação e Largura de banda.Juntos esses parâmetros definem o QOS.
As 4 primeiras aplicações tem requisitos estritos de confiabilidade.Nenhum Bit pode ser entregue de forma incorreta.
As aplicações de transferência de arquivos, incluindo correio eletrônico e vídeo, não são sensíveis ao retardo.
As 3 primeiras aplicações não são sensíveis a chegada de pacotes com intervalos de tempo irregulares entre eles.O login remoto e um pouco sensível a esta variação, pois os caracteres apareceram na tela.
Por fim as aplicações diferem na sua largura de banda, o correio eletrônico e o login remoto não necessitam de muita largura de banda, mas todas as