Fluorescencia de substâncias
Curso: Química industrial
Disciplina: Inorgânica I
FLUORESCÊNCIA DE SUBSTÂNCIAS
Data da realização do experimento: 15/05/2014
Turma: 3° semestre/ noite Prof(s). Responsável(is): Patrícia Allue Dantas
Aluno: Camila Christanelli Uso do Professor
Nota do grupo
Aluno: Camilla Brefere Uso do Professor
Aluno: Larissa Morais Uso do Professor
Aluno: Nívea Maria Uso do Professor
Aluno: Talita Alves Uso do Professor
Aluno: Uso do Professor
Sorocaba, SP
2014
INTRODUÇÃO
Algumas substâncias, quando sujeitas às radiações ultravioleta, emitem luz visível. Os átomos destas substâncias são fluorescentes e absorvem a radiação ultravioleta, invisível para o olho humano, e irradiam radiação visível para o ser humano. O nome deste fenômeno físico é originado da Fluorita, que é o melhor exemplo de mineral fluorescente. Outras substâncias, designadas fosforescentes, mantêm a emissão de luz visível durante algum tempo depois de terem sido sujeitas a radiação ultravioleta. Assim, Fluorescência é a capacidade de uma substancia de emitir luz quando exposta a radioações do tipo raios ultravioleta (UV), raios catódicos ou raios X. As radiações absorvidas (invisíveis a olho humano) se transformam em luz visível, ou seja, de uma longitude de onda maior que a incidente.
O fenômeno da fluorescência consiste na absorção de energia por um elétron, passando do estado fundamental (S0) para o estado excitado (S1), este elétron ao retornar ao estado fundamental é acompanhado pela libertação de energia em excesso através da emissão de radiação. Na Fluorescência todo o processo ocorre em tempo inferior a 0,00001 segundos.
Luminescência é o nome do fenômeno mais genérico que engloba a fluorescência e a fosforescência. A luminescência é definida como a emissão de luz na faixa do visível (400-700 nm) do espectro eletromagnético como resultado de uma transição eletrônica. O primeiro passo de um processo fotoquímico ou