Fluidos de Perfura o Propriedades e Caracteriza o
Conrado Cesar Vitorino Pereira da Silva
4º A Petróleo e Gás
Professor: Carlo Reillen
Disciplina: Análise Laboratorial de Rochas e Fluidos
2º Bimestre
Tema: Fluidos de Perfuração
Campina Grande, 02/12/2013
FLUIDO DE PERFURAÇÃO: DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO O petróleo é a fonte de energia mais utilizada no mundo. Em conjunto com o gás natural, um de seus vários derivados, são responsáveis por cerca de 60% da matriz energética mundial. Porém, sua obtenção requer muito esforço e dinheiro. Na fase de prospecção, que compreende a perfuração do poço de petróleo, o fluido de perfuração é uma das ferramentas mais importantes a ser utilizada, pois além de facilitar o trabalho da broca, este também terá várias outras funções que serão abordadas nesta pesquisa, assim como sua composição e características.
Fluidos de perfuração são fluidos utilizados durante a perfuração de poços de petróleo, que possuem algumas funções básicas: manter as pressões de formação sob controle; carrear os cascalhos até a superfície; manter a estabilidade mecânica do poço; resfriar a broca; transmitir força hidráulica até a broca; manter os cascalhos em suspensão quando sem circulação; entre outros. Também são conhecidos como lama de perfuração.
TIPOS DE FLUIDO DE PERFURAÇÃO
Fluidos à base de base água: Convencionais: são basicamente constituídos de água (industrial, água do mar e salmoura), bentonita (argila ativada), controladores de pH e adensantes. São fluidos que apresentam baixíssimo preço de produção sendo amplamente utilizados durante as fases iniciais de perfuração. Estes fluidos apresentam baixa toxicidade podendo ser descartados sem problemas em operações offshore. Contudo, em operações onshore o descarte fica limitado a várias condições sendo a principal a necessidade de atender as regulações ambientais de descarte de efluentes.
Poliméricos: constituídos basicamente