Floresta Tropical
Também chamada de floresta pluvial tropical, a floresta tropical se localiza nas regiões tropicais do globo, onde o clima é quente (média de 270C) e com chuvas frequentes e abundantes, o que justifica o nome floresta pluvial tropical. É uma floresta que ocorre ao norte e ao sul da linha do Equador, e que ocupa grande parte da América Central, norte da América do Sul (Bacia Amazônica), algumas regiões da Ásia, África e Austrália, e algumas ilhas do Pacífico, Caribe e Oceano Índico.
É um tipo de floresta que ocupa somente 7% da superfície da Terra, mas que abriga mais espécies de plantas e animais que todos os outros biomas juntos, por isso é o bioma com maior diversidade de seres vivos da Terra. Cerca de 40% a 75% de todas as espécies bióticas são espécies nativas das florestas tropicais. As florestas tropicais são o lar de metade de todas as espécies de animais e plantas que vivem no planeta. Dois terços de todas as plantas floridas podem ser encontradas nas florestas tropicais. Um único hectare de floresta pode conter 42 mil espécies diferentes de insetos, até 807 árvores de 313 espécies e 1.500 espécies de plantas superiores. As florestas tropicais têm sido chamado de "a maior farmácia do mundo", porque mais de um quarto dos medicamento naturais s foram descobertos dentro delas.
Flora
As plantas mais abundantes são árvores, em média com 50 metros, que só se ramificam perto do topo formando um “teto”, sob o qual existe um “andar” interno formado pelas copas mais baixas. A estratificação resultante dos vários andares de vegetação origina diversos microclimas, com diferentes graus de luminosidade e umidade. As folhas são elevadas, densas e não caem (perenifólias – perennis= duradouras). Geralmente as folhas são amplas, largas (latifoliadas - latus=largo, amplo; folia= folha) e de cor verde-escura, com superfícies ventrais brilhantes, lisas e com as pontas em forma de goteira, facilitando o fluxo de água.
As raízes são