Floresta amazônica- fauna e flora
* Ela se caracteriza pela presença de grandes árvores que podem alcançar até 60 metros de altura. As copas destas árvores são tão juntas e grandes, que a luz quase não consegue penetrar. Aí estão presentes os gigantescos cipós. É uma floresta de vasta área, abrangendo o Amazonas, o Pará, o Acre, o Amapá, Roraima e Rondônia, atingindo ainda o Maranhão, Goiás e Mato Grosso.
Como as plantas já estavam lá antes de o homem traçar limites e fronteiras, a Amazônia atinge ainda a Bolívia, o Peru, o Equador, a Venezuela, Colômbia, Suriname, Guiana, e Guiana Francesa. Está localizada sobre uma imensa planície cortada de rios, riachos, canais, igapós e igarapés em todos os sentidos, sendo uma floresta eternamente úmida, onde a chuva é quotidiana. De acordo com a maior ou menos quantidade de água no substrato, a vegetação amazônica sofre diferenciações com floras distintas para cada tipo de região. O solo é pouco profundo e nele predominam a areia e a argila. É, portanto, um solo pobre. O que faz com que a floresta se mantenha é a constante reciclagem de materiais orgânicos pelos vegetais. O calor tropical e a umidade constante fazer com que este processo seja razoavelmente rápido, com que a decomposição de todos os restos orgânicos que a própria floresta elimina. Desta maneira, a floresta sustenta a si mesma, pois o solo nada mais tem para dar, servindo apenas como suporte. Retirada a floresta, o solo, em pouco tempo, fica estéril.
FLORA:
* A flora é composta de várias espécies de alto valor econômico, tais como a sumaúma, a castanha-do- Pará, o aturiá, taxigeiro, guaraná, seringueira, sapucaia e muitas palmeiras. Por todas as árvores, desde as troncos até os altos galhos das copas, há muitos cipós e epífitas, como gravatás, orquídeas, filodendros, etc.
ZONA DOS COCAIS * Localiza- se entre a Floresta