Flores comestíveis
Daniela Silva GPC nº49
Além de enfeitar os pratos servidos a mesa, algumas espécies de flores como o amor-perfeito, a capuchinha e a flor de abóbora, se forem plantadas de maneira orgânica, podem se transformar em saborosos ingredientes, para o paladar das pessoas.Para que a qualidade do que vai ser servido,seja preservada, alguns especialistas em botânica, orientam que cultivar um jardim com essas flores, na própria residência é o mais recomendado, pois o consumidor, terá certeza de que as flores crescerão sem agrotóxicos. Não é aconselhável a compra em floriculturas ou lugares que não são especializados em alimentos,pois nesses locais, as flores podem ser tratadas com essas substâncias tóxicas.
Exemplos de Flores Comestíveis
Familiarizem com algumas das flores culinárias mais comuns. A lista a seguir dá uma indicação boa de que tipos de flores são adequados:
Capuchinha
Capuchinha (tropaeolum majus) - estas flores perenes são as favoritas de saladas de verão. Fáceis de cultivar, elas trazem uma explosão de cor a qualquer salada. Elas são boas cristalizadas ou como guarnição. Elas têm um gosto ligeiramente apimentado. As sementes são até usadas em substituição das pimentas tradicionais. A planta inteira é comestível. Capuchinha ou Chagas: O sabor apimentado destas flores faz lembrar o agrião. A chaga é das flores comestíveis mais conhecidas.
Lavanda
Lavanda - Lavanda é ideal para vários usos culinários, que incluem chás, biscoitos, xaropes, bolos, cheesecakes, sorvetes, geleias, tortas, vinhos, vinagretes - a lista é infinita. A lavanda dá seu próprio sabor, junto com alguns tons cítricos.
Pétalas de Rosas
Pétalas de rosas - Pétalas de rosas são usadas nos seus pratos culinários, como em xaropes, decorações ou coberturas, sorvetes, guarnições, geleias, manteiga, gelo e muito mais. Água de rosas é um uso famoso de pétalas de rosas.
Amor-Perfeito
Amor-perfeito - flores delicadas que são boas para adornar