Flores arco-íris
OBJETIVO GERAL
Demostrar como são produzidas as flores arco-íris.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Pesquisar o processo de produção das flores arco-íris;
Relacionar o processo com o conteúdo estudado em Biologia sobre fisiologia vegetal – condução da seiva bruta realizado pelo sistema vascular dos vegetais;
Testar a prática de fornecer corantes a flores de formas variadas com diferentes tipos de flores;
Socializar os conhecimentos desta técnica de produção de flores ornamentais diversificadas com o objetivo de tornar a técnica mais disposta ao conhecimento geral.
CURIOSIDADE
Chamou a atenção do grupo o fato da possibilidade de utilizar diversas cores no mesmo botão floral, tornando as pétalas individualmente coloridas.
MATERIAIS E MÉTODOS
Para os testes em sala foram utilizados botões de rosas brancas (na feira foram utilizadas flores variadas) aplicando-se corantes alimentícios de coloração variada (vermelha, azul, verde). Para isto foram utilizadas duas técnicas distintas; a injeção no pedúnculo floral e a disponibilização de solução na base do pedúnculo floral. Também se repartiu o caule, colocando-o em soluções de diferentes colorações.
No caso da injeção, utilizou-se apenas o corante sem misturas, enquanto no segundo caso foi utilizada uma solução de corante e água.
RESULTADOS
Nos testes com aplicação injetável de corante, os resultados foram quase que imediatos, podendo-se notar após poucas horas a circulação de corante nas pétalas. Foi registrado um melhor resultado com o corante vermelho (mais visível ).
Já os testes com disponibilização de solução colorida os resultados foram mais demorados, porém obtiveram-se também bons resultados, ou seja, tornaram-se visíveis os vasos de circulação devido à utilização de corantes.
Flores arco-íris internet