florenc
1) É fácil achar um alojamento em Florença?
Sim. Embora a faculdade ainda não tenha um alojamento próprio, Florença é uma cidade com muitos universitários, e, por isso, está cheia de ofertas de quartos para serem divididos com outro estudante (“posto in una camera doppia”, p .ex.). Os anúncios costumam ficar pendurados nos murais da faculdade, nas cantinas (“mense”), em postos e pontos de ônibus. Em geral, existem mais ofertas para meninas que não são fumantes (“ragazza non fumante”). O ideal é que se chegue um pouco antes de começarem as aulas, já que, quanto mais tarde, mais difícil fica de arranjar um lugar bem localizado e barato.
Existem também alojamentos que, apesar de não serem da faculdade, são oferecidos para os estudantes.
Dependendo do alojamento, o contrato será de, no mínimo, um ano; outros servirão somente para os alunos bolsistas inscritos regularmente nos cursos da universidade, o que não é o caso dos intercambistas. No entanto, as regras estão sempre mudando (é Itália!) e podem ser construídas outras residências estudantis (no pólo de ciências sociais, onde fica a faculdade de direito, estava sendo construindo um). Por isso, vale à pena checar. Para maiores informações o aluno, pode consultar a Ardsu (Azienda Regionale per il Diritto allo Studio Universitário), cujo site é www.dsu.fi.it. Existe também um alojamento na Via Maragliano, perto da faculdade de direito, é um prédio novo, branco, chamado “Residenza Mario Luzi”.
Atente para o fato de que dividir um apartamento nem sempre é fácil, porque as pessoas são muito diferentes. Em compensação pode ser a chance para fazer novos amigos, prefira os italianos para que você aprenda melhor os seus costumes .
2) Qual é o preço do alojamento?
Varia conforme a localização, o conforto e a quantidade de pessoas que dividem o mesmo quarto. No centro histórico, em geral, é bem mais caro. No início de 2006, os preços giravam em torno de 300 euros por