Flora e fauna
A resposta imunológica requer a ativação da imunidade inata e adquirida, e estas estão intimamente ligadas e apresentam uma interregulação. Um componente da resposta imune inata relacionado com a modulação da resposta adquirida é a célula dendrítica. Células dendríticas são células acessórias imunes derivadas da medula óssea e encontradas em tecidos epiteliais e linfóides; consideradas as principais células apresentadoras de antígenos e são responsáveis pela ativação de linfócitos T naïve.
2º) Os macrófagos são células versáteis que jogam muitos papéis. Como catadores, eles livrar o corpo de células desgastadas e outros detritos. Eles são mais importante entre as células que "apresentam" antígeno, um papel crucial ao iniciar uma resposta imune. As células secretoras, monócitos e macrófagos são vitais para o Regulamento de respostas imunes e o desenvolvimento da inflamação; eles produzem uma ampla gama de poderosas substâncias químicas (monokines), incluindo enzimas, proteínas do complemento e fatores normativos tais como interleukin-1. Ao mesmo tempo, eles carregam receptores para lymphokines que possam ser "ativado" em busca obstinada de micróbios e células tumorais.
Após a digestão de um agente patogénico, um macrófago apresentará o antígeno (uma molécula, geralmente uma proteína encontrada na superfície do patógeno, usado pelo sistema imunológico para identificação) do agente patogénico para o correspondente células t helper. A apresentação é feita por integrando-a membrana celular e exibi-la anexada a uma classe de MHC molécula II, indicando para outras células brancas do sangue que o macrófago não é um agente patogénico, apesar de ter antígenos em sua superfície.