Flor
A Serra do Espinhaço constitui em Minas Gerais um conjunto de terras altas com uma cadeia de montanhas entrecortada por picos e vales. A Serra do Espinhaço corresponde a umimportante divisor de águas para as bacias hidrográficado Rio São Francisco e dos rios que fluem para leste e deságuam no Oceano Atlântico,tendo como bacias hidrográficas principais asdos rios Jequitinhonha e Doce.
A região da Serra do Espinhaço encontra-se na faixa de clima subtropical possuindo variações devido a fatores topográficos. Com relação à sua geologia,a região apresenta afloramentos rochosos e a paisagem é modelada pelo processo de erosão. A vegetação apresenta coberturas vegetais que são representadas por campos rupestres e campos de altitude e cerrado.
Os solos predominantes são os Neossolos Litólicos Psamíticos, Neossolos Quartzarênicos Hidromórficos e Neossolos Quartzarênicos Órticos. Diversas depressões das superfícies de aplainamento, as cabeceiras de drenagem, estão preenchidas por turfeiras e constituem nascentes de inúmeros cursos de água de coloração escura. O clima é, de acordo com a classificação de Koppen, Cwb, ou seja, mesotérmico. A temperatura média anual é de 18 a 19°C, com invernos frios e secos e verões brandos e úmidos, e a precipitação média anual é de 1.500