Flor
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA
NUTRIÇÂO E DIÉTETICA
São Paulo
Abril / 2012
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA
CALCULO DAS NECESSIDADES NUTRICIONAIS Nome: Paula Andresa De Freitas Costa RA: B4633-9
São Paulo
Abril / 2012
Introdução
O TGI (trato gastrointestinal) é formado por uma série de órgãos sendo eles: a boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.
Os órgãos digestório acessórios são os dentes, a língua, as glândulas salivares, o fígado, vesícula biliar e o pâncreas. Os dentes ajudam no rompimento físico do alimento e a língua auxilia na mastigação e na deglutição. Os outros órgãos digestórios acessórios, nunca entram em contato direto com o alimento. Produzem ou armazenam secreções que passam para o trato gastrintestinal e auxiliam na decomposição química do alimento.
A Boca
A boca tem suas estruturas duras, calcificadas, presas ao maxilar superior e mandíbula, cuja atividade principal é a mastigação aonde implicados, de forma direta, na articulação das linguagens e os nervos sensitivos e os vasos sanguíneos do centro de qualquer dente estão protegidos por várias camadas de tecido. O palato duro, compõe a maior parte do céu da boca, o restante é formado por palatos mole, existe também a úvula palatina que durante a deglutição a úvula move-se para cima com o palato mole, o que impede a entrada de alimentos e líquidos deglutidos na cavidade nasal.
Os músculos da língua movimentam o alimento para a mastigação, moldando o alimento para que se torne uma massa de formato arredondado, podendo assim iniciar a deglutição do alimento. O liquido secretado pelas glândulas salivares, denominado saliva, é composta de 99,5% de água e 0,5% de solutos. A água na saliva ajuda dissolver os alimentos, de modo que possam