FLOR E SISTEMAS DE REPRODUÇÃO
A flor é a estrutura constituída por folhas modificadas, característica das plantas denominadas espermatófitas ou fanerogâmicas. Sua função é a de produzir sementes através da reprodução sexuada e sua localização é na porção terminal do caule do ramo caulinar ou axilar.
As flores apresentam uma morfologia diversificada e recebem várias classificações, que são definidas quanto às partes (completa e incompleta), simetria, número de partes florais, perianto, corola, genitália, androceu, gineceu e quanto ao tipo dos carpelos. No que se refere à classificação quanto às partes da flor, ela é denominada completa se possuir os quatro verticilos florais, que estão organizados no receptáculo floral, são eles: o cálice, constituído pelas sépalas, a corola, constituída pelas pétalas, o androceu, constituído pelos estames, e o gineceu, constituído pelos carpelos e incompleta se faltar algum destes verticilos. Más, o que são verticilos? São Conjunto de folhas, de flores ou de peças florais que, situadas no mesmo plano horizontal, partem de um eixo sustentador comum.
Quanto à simetria, as flores podem ser:
• Actinomorfa ou radiada: ocorre quando mais de dois planos de simetria podem ser traçados ao longo do eixo central. Exemplo: quaresmeira (Tibouchina granulosa, Melastomataceae) e abacate (Persea americana - Lauraceae).
• Zigomorfa ou dorsiventral: a flor apresenta apenas um plano de simetria, onde as peças do perianto se dispõem irregularmente em relação ao eixo central, mas simetricamente em relação a um plano, assim tanto o cálice como a corola podem ser divididos em duas metades iguais. Exemplo: orquídea (Dendrobium nobile - Orchidaceae) e ervilha (Pisum sp. - Fabaceae).
• Assimétricas: que não permitem a execução de planos de simetria (raras).
No que se refere às questões de reprodução podemos dizer que as plantas possuem sim ovários e esses são formados e estão inseridos na flor, sendo os estames e pistilos os apêndices florais férteis, ou seja,