FLONA
A FLORESTA NACIONAL DE IPANEMA
Lissa Galvão, Nathália de Oliveira Souza
Resumo- O presente trabalho demonstra um diagnóstico ambiental realizado na Unidade de Conservação da Floresta Nacional de Ipanema , retratando seu atual estado, carências e necessidades , de forma a permitir a definição de estratégias para minimizar riscos e conflitos, existentes ou potenciais. A premissa para este diagnóstico iniciou-se com o zoneamento da área já pré definido o qual forneceu ferramentas adequadas para que um posterior planejamento seja realizado em relação ao gerenciamento e implantação, bem como recomendações para assegurar sua viabilidade econômica.
Palavras-chave: Diagnostico Ambiental, Floresta Nacional de Ipanema, Unidade de Conservação.
Área do Conhecimento: Engenharia Ambiental e Florestal
Introdução
A Floresta Nacional de Ipanema é uma Unidade de Conservação Federal e portanto administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) do Ministério do Meio Ambiente.
Foi instituída em meados da Eco-92 com o intuito de proteger e restaurar vegetação nativa da Mata Atlântica e em especial o Morro Araçoiaba, e seus ambientes associados, seus atributos naturais, históricos e culturais, promover o manejo florestal, o uso público e ser referência em integração socioambiental, pesquisa e disseminação de conhecimentos.
A Floresta Nacional De Ipanema
A Floresta Nacional adotou o nome da Fazenda Ipanema e a nomenclatura origina da Real Fábrica de Ferro de São João de Ipanema, fundada em 1810, às margens do Rio Ipanema.
Ipanema é um nome de origem Tupi Guarani e significa Rio pobre, água pobre, sem valia, sem peixes.
Historicamente, a região serviu de sede para a fábrica de ferro, quartel, depósito, exploração de apatita dando origem à produção de superfosfato, ensaios de sementes e máquinas agrícolas, exploração de calcário para produção de cimento, sede de pesquisa da marinha do Brasil para pesquisas de