Floculação e Coagulação
COLÉGIO CENECISTA JOSÉ ELIAS MOREIRA
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
RELATÓRIO FINAL DA AULA PRÁTICA SOBRE COAGULAÇÃO/FLOCULAÇÃO E EMULSÃO
Iomar Fabro
Joinville
2008
APRESENTAÇÃO
No tratamento de água, a finalidade é transformar impurezas que se encontram em suspensão fina, em estado coloidal ou em solução, bactérias, protozoários e/ou plâncton, em partículas maiores (flocos) para que possam ser removidos.
Frente às exigências cada vez mais rigorosas dos órgãos reguladores ambientais, o enquadramento da água gerada em diversas atividades industriais constitui-se atualmente em um dos maiores desafios à perfeita adequação ambiental de indústrias e prestadoras de serviços que atuam nos mais variados ramos de atividade.
Para que sejam atendidos os padrões ambientais de descarte e/ou as características necessárias para o reuso da água, o tratamento de uma água pode se tornar uma operação complexa e dependente de processos altamente eficientes.
Para atingir esse objetivo da maneira mais simples, barata e eficiente possível, são desenvolvidos sistemas de tratamento da água dentro do que há de mais apropriado e versátil para tratar os efluentes gerados nas mais diferentes atividades industriais.
SUMÁRIO
1. Justificativa………………………………………………………………………….....….4
2. Objetivos………………………………………………………………………………..…5
2.1 Objetivo Geral………………………………………………………………………...…5
2.2 Objetivos Específicos………………………………………………………………...…5
3. Metodologia…………………………………………………………………………...…..6
3.1 Técnicas utilizadas ...............................................................................................6
3.1.1 Coagulação / Floculação ...................................................................................6
3.1.2 Decantação ................................…………………………………………………...9
3.1.3 Emulsão