Flip Flop
Em um circuito seqüencial o estado seguinte depende das condições do estado anterior, isto é, o circuito tem memória. O elemento básico de memória é o Flip – Flop. Um Flip Flop tem duas saídas complementares (quando uma está em nível alto a outra estará em nível baixo e vice-versa). Os estados designados pelos números 0 e 1.
1.1. Flip-Flop ou Biestável
Nos circuitos combinacionais as saídas são uma função das entradas no mesmo instante, isto é, esses circuitos não são capazes de lembrar dos estados anteriores das entradas (dizemos que não tem memória).
Os circuitos seqüenciais são circuitos que tem memória, isto é, são capazes de lembrar dos estados anteriores. O elemento básico de um circuito seqüencial é um flip-flop. Um flip-flop é um dispositivo biestável com dois estados: Em um deles a saída (Q) será “ 0 ’’ e no outro estado a saída será "1".Para mudar de estado os valores das entradas deve mudar de acordo com uma tabela (tabela verdade).
1.2.FF RS Assíncrono
A seguir na figura 1 o bloco representativo de um FF RS e a sua TV com as 4 possibilidade. Observe que tem duas entradas R(Reset) e S(Set) e duas saídas ditas complementares:
Q
e
desta forma se Q=0
=1
se Q=1
então
=0
RX
SX
Q
0
0
mantém
mantém
0
1
impõe 1
impõe 0
1
0
impõe 0
impõe 1
1
1
não permitido
não permitido
( a )
( b )
Figura 01: ( a ) FF RS ( b ) Tabela Verdade
Esse FF tem duas desvantagens:
a) A saídas mudam imediatamente após as entradas mudarem
b) Quando as entradas estão em nível alto as saídas serão indefinidas .
O primeiro caso é um problema lógico, pois as mudanças de dados nas células serão casuais, não sendo possível controlar a operação. A solução para esse problema é o FF RS síncrono. Neste elemento as mudanças de estado acontecerão somente com o aparecimento de um pulso de relógio.
O segundo