Flexibilidade
FLEXIBILIDADE, UMA HABILIDADE CORPORAL.
Jaraguá do Sul, junho
2012
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo mostrar uma característica necessária ao nosso corpo, a flexibilidade, que está presente em grandes atletas, cuja muitas vezes lhes dá uma melhor preparação física, garantindo que suas habilidades predominantes possam ser utilizadas a seu favor.
Tentaremos mostrar as vantagens de possuí-la, qual sua importância no nosso dia-a-dia ou até quando praticamos algum esporte, o que significa ter flexibilidade, para que ela é utilizada, quais as condições metabólicas em que ela é mais abundante e no decorrer do trabalho apresentaremos mais características.
Esperamos que com a leitura e entendimento deste, haja uma conscientização que mesmo possuindo outras qualidades físicas é importante possuir flexibilidade.
Flexibilidade
A primeira coisa que precisamos saber é o que é flexibilidade, cuja pode ser entendida como a amplitude máxima que o corpo consegue exercer com uma ou mais articulações, só que para praticarmos qualquer atividade física é preciso combinar preparação, alongamento e respiração, assim conseguirá força e flexibilidade.
O alongamento desenvolve a flexibilidade, então foram desenvolvidos métodos a serem executados para obter maior flexibilidade. O maior motivo para se tornar flexível, é que assim protegemos os músculos e articulações de rupturas e distensões, sem contar que auxilia no equilíbrio e facilita a movimentação.
Nenhuma pessoa possui flexibilidade igual a de outra, pois ela acarreta muitos aspectos e variáveis, como ossos, músculos, tendões, articulações, gordura e a pele (MONTEIRO Walace, 1962). Porém, além destes há o fator genético facilmente notado em práticas esportivas, sem contar que ter flexibilidade ou não também está associada ao metabolismo, quando ela depende de idade, sexo, hora do dia,