Flexibilidade
Treinamento e Avaliação Física
Flexibilidade
Professor: Luís
Alunos: Mayara Cristina
Rafael Alves
Júlio Cesar
Abril 2012
A flexibilidade vem sendo empregada, desde a antiguidade, com várias finalidades, como melhorar o bem-estar do indivíduo, mas também pode ser usada como tortura e causar a morte.
De acordo com Egan (1984), citado pro Alter (1999), a origem da flexibilidade como método de treinamento é desconhecida, embora os antigos gregos usassem algum tipo de treinamento de flexibilidade, permitindo-lhes lutar, fazer acrobacias e dançar com mais facilidade. O treinamento de flexibilidade foi incorporado nos quatro tipos de ginástica: profilática, terapêutica, marcial (treinamento militar) e atlética.
A flexibilidade também era usada como forma de tortura, tendo como objetivo, segundo Beccaria (1974), fazer uma pessoa confessar um crime, esclarecer relatos contraditórios, descobrir cúmplices, inocentar alguém de infâmia e descobrir outros crimes. Era sabido que forças de alongamento, se aplicadas de forma adequada sobre partes do corpo, eram capazes de produzir muita dor e matar.
A palavra flexibilidade significa ‘‘curva-se”, sendo derivada do Latin flectere ou flecxibilis. Já ALTER (1999) diz haver várias definições e pouca concordância sobre a flexibilidade “normal”, talvez a definição mais simples seja a amplitude de movimento disponível em uma articulação ou em um grupo de articulações.
Mais o que é Flexibilidade? É a capacidade física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, por uma articulação ou conjunto de articulações, dentro dos limites morfológicos, sem o risco de provocar lesão. Quanto menor a flexibilidade de um músculo pior é a sua qualidade de contracção. Para treinar a flexibilidade