Flexao normal
M = F× d
Flexão e seu sentido é anti-horário. Estudar a flexão em barras é estudar o efeito dos momentos fletores nestas barras. O estudo da flexão que se inicia, será dividido, para fim de entendimento, em duas partes: • Tensões na flexão; • Deformações e deslocamentos. Lembre-se aqui que; a distância entre um ponto e uma linha é sempre tomada na direção perpendicular a esta linha. • Plano de um momento. O plano de um momento é aquele que contém a força e o ponto considerado.
Tensões na Flexão
M
P Plano do Momento
Antes de iniciar o estudo propriamente dito das tensões desenvolvidas na flexão é necessário recordar: Momento de uma força em relação a um ponto A intensidade do momento de uma força em relação a um ponto é igual ao produto entre a força e a distância entre o ponto e a linha de ação da força.
Linha de ação da Força
•
Figura 2 – Momento M no ponto P e o plano do momento.
• Momento Fletor Em uma barra, um momento é fletor quando o eixo da barra estiver contido no plano do momento.
Eixo da barra
P Plano do Momento
F
Figura 1 – Força F; ponto P e o plano do momento.
d
Figura 3 – Momento fletor em uma barra.
Para o ponto P da figura 1, a intensidade do momento (M) da força F é igual a:
Prof. José Carlos Morilla
Uma observação importante é lembrar que os esforços solicitantes são sempre calculados em relação ao 1
Tensões na Flexão
Univesidade Santa Cecília Engenharia Mecânica Resistência dos Materiais I
centro de estudada.
gravidade
da
seção
Classificação da Flexão
O estudo das tensões na flexão se inicia pela classificação da flexão. A flexão é classificada de acordo com dois critérios: 1. De acordo com a posição relativa entre o plano do momento e o par de eixos central de inércia da seção Com este critério a flexão pode ser: 1.1. Flexão Normal Quando o plano do momento contém um dos eixos centrais de inércia da