fleps
Close
Última modificação há 3 meses por Rodrigolopesbot
Benoît Paul-Émile Clapeyron
Vigiar esta página
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde julho de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Benoît Paul-Émile Clapeyron
Matemática, química, física
Nacionalidade França Francês
Nascimento 26 de fevereiro de 1799
Local Paris
Morte 28 de janeiro de 1864 (64 anos)
Local Paris
Cônjuge Mélanie Bazaine
Atividade
Campo(s) Matemática, química, física
Influenciado(s) Sadi Carnot
Benoit Paul Émile Clapeyron (Paris, 26 de Fevereiro de 1799 — Paris, 28 de Janeiro de 1864) foi um engenheiro e físico-quimico francês. Foi um dos fundadores da termodinâmica e desenvolveu os estudos de Nicolas Léonard Sadi Carnot.
VidaEditar
Clapeyron estudou na École Polytechnique e na École Nationale Supérieure des Mines de Paris e dois anos após ter iniciado seus estudos já estava atuando como engenheiro de minas. Em 1820 mudou-se para São Petersburgo, para lecionar na École des Travaux Publics. Esta escola tinha tido grande impulso desde 1809, quando o Imperador Alexandre I criou um corpo de engenheiros responsável pelo estudo de estradas, pontes e armas.
Enquanto estava na Rússia, escreveu diversos artigos junto com Gabriel Lamé. Estes artigos foram publicados principalmente no Journal des voies de communication de Saint-Pétersbourg, no Journal du génie civil e no Bulletin Ferussac.
Retornou a Paris somente após a Revolução de Julho de 1830, supervisionando a construção da primeira via férrea francesa. Nesta época Clapeyron casou-se com Mélanie Bazaine, filha de