Flavio josefo -historiador
Disciplina: Teoria
Professora: Rogério Rosa Rodrigues
Aluno: Josoé Bueno Ienerich
BIOGRAFIA HISTORIADOR FLÁVIO JOSEFO
Flávio Josefo, ou apenas Josefo (em latim: Flavius Josephus, também conhecido pelo seu nome hebraico Yosef ben, "José, filho de Matias") e, após se tornar um cidadão romano, como Tito Flávio Josefo foi um historiador e apologista judaico-romano, descendente de uma linhagem de importantes sacerdotes e reis, que registrou in loco a destruição de Jerusalém, em 70 d.C., pelas tropas do imperador romano Vespasiano, comandadas por seu filho Tito, futuro imperador. As obras de Josefo fornecem um importante panorama do judaísmo no século I.
Suas duas obras mais importantes são Guerra dos Judeus e Antiguidades Judaicas. O primeiro é fonte primária para o estudo da revolta judaica contra Roma (66-70), enquanto o segundo conta a história do mundo sob uma perspectiva judaica. Estas obras fornecem informações valiosas sobre a sociedade judaica da época, bem como sobre o período que viu a separação definitiva do cristianismo do judaísmo e as origens da Dinastia Flaviana, que reinaria de 69 a 96.
Josefo teria nascido em Jerusalém numa família de sacerdotes, onde teria recebido uma educação sólida na Torá. Sua mãe descendia da família real dos Hasmoneus. Aos treze anos de idade, ele iniciou o seu aprendizado sobre três das quatro seitas judaicas: saduceus, fariseus e essênios optando aos dezenove anos de idade por aderir ao farisaísmo.
Em 64, contando com vinte e seis anos de idade, seguiu numa embaixada a Roma onde obteve, por intermédio de Popeia Sabina, esposa do imperador romano Nero, a libertação de alguns sacerdotes hebreus condenados pelo governador da Judeia, Marco Antônio Félix. Ao regressar à Judéia, Jerusalém encontrava-se à beira da revolta. Josefo procurou dissuadir os líderes, mas os seus esforços foram inúteis, tendo os revoltosos tomado a Fortaleza Antônia ).