flanagan
7
O PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM E A QUALIDADE DE VIDA: UMA ABORDAGEM
FUNDAMENTADA NAS DIMENSÕES PROPOSTAS POR FLANAGAN
Rosemery Andrade Lentz*
Regina G. Santini Costenaro**
Lúcia H.T. Gonçalves***
Sílvia M. Nassar****
LENTZ, R.A; COSTENARO, R.G.S.; GONÇALVES, L.H.T.; NASSAR, S.N. O profissional de enfermagem e a qualidade de vida: uma abordagem fundamentada nas dimensões propostas por Flanagan. Rev.latinoam.enfermagem, Ribeirão Preto, v. 8, n. 4, p. 7-14, agosto 2000.
Estudo quali-quantitativo que utilizando a Escala de Qualidade de Vida de Flanagan objetivou verificar significado(s) de qualidade de vida para os profissionais de enfermagem; identificar as dimensões da qualidade de vida mais valorizadas pelos mesmos e explorar relação entre escores de qualidade de vida obtidos pelos profissionais de Unidade DST/AIDS e UTI neonatal.
Os dois grupos mostraram resultados similares quanto aos significados e dimensão de qualidade de vida mais valorizada. Os escores totais apresentaram uma avaliação positiva da qualidade de vida dos dois grupos, entretanto demostraram diferença no nível de qualidade de vida entre as duas equipes de enfermagem.
UNITERMOS: qualidade de vida, equipe de enfermagem
INTRODUÇÃO
À véspera do século XXI e do terceiro milênio, vivemos um momento de efervescência tecnológica e da constatação de que a tecnologia não dá conta das necessidades do ser humano. Pesquisas e estudos sobre qualidade de vida (QV) tem crescido significativamente nos últimos anos, mostrando a preocupação dos pesquisadores em suprir o que o avanço tecnológico não foi capaz de fazer.
Muitos termos são usados na literatura como sinônimos de qualidade de vida, tais como bem-estar, felicidade, boas condições de vida e satisfação na vida.
MEEBERG (1993), apresenta o estudo realizada por
Walcker & Avant onde estes relacionam os atributos que se incluem quando o