flambagem
2-A ocorrência da flambagem faz com que a peça comprimida se arruíne (perde a estabilidade) a uma solicitação de valor inferior à correspondente ao limite elástico do material( chamada carga crítica de flambagem). Tal tendência à flambagem é basicamente influenciada pela variação da esbeltez.
Fatores de participação secundária no fenômeno; a)condição de fixação das extremidades da peça comprimida ( K ); b)imperfeições inevitáveis e esforços residuais resultantes do processo de fabricação ou operações subsequentes; c)excentricidade involuntária da carga ( a excentricidade voluntária, tratamento de peças submetidas a flexocompressão); d)flambagem local;
OBS.: Tensões residuais ® oriundas do processo de fabricação; tem influência considerável nas peças de esbeltez média a grande). Causa resfriamento desigual das partes do perfil (operações de puncionamento, flexões à frio, deformações oriundas do processo de soldagem).
3- Equilíbrio Estável--> Se houver perturbação retorna à posição inicial; Equilíbrio Instável--> Acentuada tendência de mudar de posição; Equilíbrio Indiferente--> Se houver perturbação não retorna à posição inicial.
Equilíbrio estável – Se um sistema sofre uma pequena perturbação, depois de eliminarmos as causas desta perturbação, o sistema volta ao seu estado inicial de equilíbrio. Este é considerado estável
Equilíbrio instável – Se um