flambagem
FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS.
DISCIPLINA DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS
PROFESSOR: EDISSON SÁVIO DE GÓES MACIEL
Flambagem
Acadêmica
Maiara Pusch
Dourados-MS
2012
Introdução
A flambagem ou encurvadura é um fenômeno que ocorre em peças esbeltas, quando submetidas a um esforço de compressão axial, a peça pode perder a sua estabilidade, sem que o material tenha atingido seu limite de escoamento. Sendo assim é considerada uma instabilidade elástica. Este colapso ocorrerá sempre na direção do eixo de menor momento de inércia de sua seção transversal.
Desenvolvimento
Carga critica
A carga axial máxima que uma coluna poderá suportar quando estiver na iminência de sofrer a flambagem é denominada Carga Critica, ou seja, essa carga fará com que a peça venha perder a sua estabilidade, que acaba sendo demonstrada pela ocorrência do seu encurvamento na direção do seu eixo longitudinal.
Exemplo
Considerando um mecanismo composto por duas barras sem peso, rígidas e conectadas por pinos nas extremidades. Quando essas barras estão na posição vertical, a mola, de rigidez K não está esticada e uma pequena força vertical P é aplicada ao topo de uma delas. Como é mostrada nas figuras abaixo, quando as barras são deslocadas, a mola produz uma força de recuperação F=kΔ, enquanto a carga aplicada P desenvolve duas componentes horizontais, Px =P tgϴ, que tendem empurras as barras para fora de sua posição de equilíbrio, tendo que ϴ é pequeno, a força restauradora da mola torna-se F=KϴL/2, e a força perturbadora 2Px=2Pϴ.
Sendo a força de restauração maior que a força perturbadora terá P KL/4,equilíbrio instável. E a carga critica é definida pelo requisito kϴL/2=2Pϴ, teremos Pcr=kl/4 , onde é o equilíbrio neutro. Sendo esses três estados melhores representados na figura abaixo.
Ponto de bifurcação é o ponto onde a carga é igual ao valor critico.
Coluna Ideal com apoio de dois