Fl Via Porto
Trabalho de Educação Física
Modalidades Olímpicas
SERRA
2015
Esgrima
A Esgrima é um dos quatro esportes presentes nos Jogos Olímpicos desde 1896, quando foi realizada sua primeira edição, em Atenas. Tal esporte consiste na utilização de espadas para um combate. Esta pratica tornou-se esportiva a partir do século XV, já que inicialmente era usada como treinamento militar, entretanto foi criada a Florete (espada com bola na ponta), a máscara de proteção e regras que julgariam a pontuação do adversário a partir de qual parte do corpo fosse atingida.
As mulheres começaram a disputar medalhas no florete em 1924.
Cada uma das armas usadas dá nome a uma disciplina, que tem suas regras próprias. As três disciplinas se diferenciam pela maneira de se dar os toques e superfície válida. No florete, se marca ponto quando há um toque com a ponta da arma no tronco do adversário. Na espada, é possível atingir com a ponta qualquer parte do corpo do adversário, enquanto na disputa com o sabre é permitido tocar com qualquer parte da lâmina e a superfície válida é da cintura para cima do adversário.
Tiro com Arco
Nos primórdios da civilização, esta atividade era usada para caça e guerra, mas tornou-se popular como um esporte nos séculos XVI e XVII, com práticas em torneios da Inglaterra, e teve sua primeira participação olímpica em 1900, na edição de Paris. As mulheres começaram a participar na edição seguinte.
O Tiro com Arco tem disputas individuais e por equipes (com três arqueiros cada). O objetivo é simples: acertar as flechas o mais perto possível do centro do alvo, que está colocado a uma distância de 70 metros e tem 1,22 metro de diâmetro. Quem tiver o melhor desempenho vence.
Hipismo Saltos
Na metade do Século XIX, foi criada uma prova que lembrava as caçadas, mas em um circuito menor e com obstáculos como troncos, pequenos barrancos e riachos. A primeira competição oficial data de 1900, na Irlanda – mesmo ano no qual o Hipismo estreou nos