FL 2o Periodo
A docente de português propõe a realização da ficha de leitura com base num dos contos de Miguel Torga, retirado das obras Novos Contos da Montanha ou Bichos, com entrega até dia 13 de março.
Novos Contos da Montanha
Publicada em 1944, Novos Contos da Montanha é uma coletânea de 22 contos, da autoria do consagrado escritor Miguel Torga.
Testemunho da vivência sofrida dos seus "irmãos" transmontanos, estes contos ilustram personagens, de tipo torguiano que reconhecemos como "autênticas" e inteiras e que fazendo parte do Portugal de hoje, constituem uma "montra de heróis montanheses, revoltadamente livres e trágicos na sua solidão". Verdadeiras, estas são personagens detentoras de vícios e de virtudes, atuando de acordo com a circunstancialidade cultural que se vem projetando ao longo dos tempos.
Novos Contos da Montanha é constituída pelos contos os seguintes títulos: O Alma Grande, Fronteira, O Pastor Gabriel, Repouso, O Caçador, O Leproso, Destinos, O Lopo, O Sésamo, Mariana, Natal, Névoa, Renovo, O Regresso, A Confissão, O Milagre, O Artilheiro, Teia de Aranha, A Festa, O Marcos, A Caçada e O Senhor.
Os Bichos
Coletânea de catorze contos, publicada em 1940, da autoria do escritor português Miguel Torga.
Como numa fábula, ao longo de toda a obra Os Bichos, o autor procura focalizar as personagens - bichos, cujo nome vai dar corpo a cada um dos contos, como um ser humano, com capacidade de agir e reagir ao meio, através das "manhas" que caracterizam o Homem.
Os Contos que compõem esta coletânea são os seguintes: Nero, Mago, Madalena, Morgado, Bambo, Tenório, Jesus, Cega-Rega, Ramiro, Farrusco, Miura, O Sr.Nicolau e Vicente.
Bom trabalho!
Adília Marques