Fiziologia animal
281 palavras
2 páginas
Diferentemente das plantas, grande parte dos organismos do Reino Animalia podem se locomover, o que permite que estejam distribuídos nos mais diferentes ambientes. Outro fator único é que, apenas neste reino são encontrados tecidos nervosos e musculares. Muitos representantes do reino possuem simetria bilateral, como nós, seres humanos, além dos peixes e planárias; o que permite a essas espécies um melhor equilíbrio corporal. Outros representantes contam com simetria radial, principalmente, os animais aquáticos que vivem fixos ao substrato. Assim, eles podem ter contato com o ambiente nas mais variadas direções e, consequentemente, capturar alimentos de uma forma mais eficaz.
A fisiologia (do grego physis = natureza, função ou funcionamento; e logos = palavra ou estudo) é o ramo da biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas nos seres vivos. De uma forma mais sintética, a fisiologia estuda o funcionamento do organismo.1 É dividida classicamente em fisiologia vegetal e fisiologia animal.
O campo de estudos da fisiologia animal estende os métodos e ferramentas de estudo da fisiologia humana para espécies não-humanas. Também a fisiologia vegetal emprega técnicas de ambos os campos citados anteriormente. Seu escopo e temas são tão diversos quanto a diversidade da vida que existe no planeta. Por isso, pesquisas em fisiologia animal tendem a concentrar-se no entendimento de como as funções fisiológicas mudaram ao longo da história evolutiva dos animais.
Outros campos de estudo importantes fazem fronteira com a fisiologia e, historicamente, não estavam dissociados, incluindo a bioquímica, biofísica, biologia molecular, biomecânica e farmacologia. De fato, a compreensão da funções depende em grande parte de técnicas desenvolvidas nessas outras