fixamento
CURSO DIREITO
Acadêmica: Julia Fernandes Adam
Disciplina: Metodologia Científica Prof.: Iuri Bolesina
FICHAMENTO
REFERÊNCIA
STRECK, Lenio Luiz. Compreender Direito: Desvelando as obviedades do discurso jurídico. São Paulo. Editora Revista dos Tribunais, 2013, p. 69-73.
TEMA
CAPITULO 8-AS VINHAS DA IRA DO DIREITO OU “QUANDO O RÉU NÃO SE AJUDA”
AVALIAÇÃO
EA
PÁGINA
PALAVRA-CHAVE
68
Réptil
“[...]o que será de um defensor publico que não sabia defender o interesse de quem queria se parecer com um réptil?”
68
Pérolas
Existem muitas pérolas nas provas dos concursos públicos e da prova da OAB, formando uma “crise de paradigmas de dupla face”.
69
Câmeras
“Zenão e gloria foram filmados pelas câmeras internas[...].”
69
Tales
O exemplo do assassinato de Tales revela uma perola da OAB, que entre suas questões, ambas estão certas.
70
ossos
“Um sujeito vai ao cemitério pretendendo furtar os ossos de um tumulo. Acontece que a viúva lá estivera antes[...]Houve ofensa a algum bem jurídico?”
70
Cursinhos
“[...]os concursos e provas da OAB são assim por causa dos cursinhos e das faculdades ou as faculdades e os cursinhos são assim por causa das pegadinhas dos concursos e provas da OAB?”
70
sexo
No Concurso para Defensoria do Paraná, exageram perguntando se a filosofia torna livre no Defensor o seu “Ser”. O mesmo concurso pergunta se em um presidio sem segurança as presas tinham direito a sexo, onde sua resposta era “sim”.
70
Meios de comunicação
“Os meios de comunicação noticiaram o fato com “fervor”. O que foi perguntado? [...] Não joguemos fora a água suja com a criança dentro.”
71
Clientela
O cuidado para não retroceder não esta sendo tomado devidamente, além de reforçar o lado tradicional. Estão cansando as pessoas e assim perdendo a “clientela”
71
Charadas
“[...]prova do MPF, concurso feito para pessoas treinadas em resolver charadas.[...]O problema é