Fito2
1479 palavras
6 páginas
Nematóide Cavernícola ( Gênero: Radopholus similis)O nematóide cavernícola ataca as raízes e o rizoma causando extensas necroses, o que deixa a planta muito vulnerável ao tombamento pela ação do vento ou pelo próprio peso do cacho devido à falta de sustentabilidade da planta pelas raízes.
Plantas suscetíveis altamente infectadas tombam devido a destruição do sistema radicular, pela ação migratória do nematoide e pela facilidade de infecções posteriores causadas por fungos e bactérias.
Tem grande importância em função dos danos causados, podendo provocar perdas de até 100% da produção, e pela sua ampla distribuição geográfica.
As plantas infectadas apresentam-se amarelecidas. O lançamento do cacho pode ser abortado e quando correm os frutos são poucos desenvolvidos.
As principais medidas de controle a serem tomadas são o plantio de material sadio e de boa procedência e a escolha de local isento do patógeno.
Como medidas que visem a redução da população, pode-se realizar o alqueive, a inundação e a rotação de cultura. Com o objetivo de amenizar as perdas devido ao tombamento das plantas, deve-se realizar o escoramento das mesmas.
A eficiência do controle com o uso de nematicida está condicionada ao tipo de solo, à dosagem e ao método de aplicação, bem como à época e à frequência do tratamento.
Nematóide do Citros ( Gênero: Tylenchulus semipenetrans)
Não se encontra normalmente o nematóide nas raízes mais grossas, sendo as raízes parasitadas sempre as mais finas (radicelas). Em virtude do ataque intenso e consequente destruições de células, após certo tempo ficam mais escuras que as raízes sadias, com áreas necrosadas. A absorção e o transporte de água e nutrientes são afetados e sintomas reflexos na parte aérea da planta, evidente ou não, acabam manifestando-se. Isso poderá ocorrer segundo dois quadros distintos, descritos na sequencia.
As plantas costumam apresentar crescimento inicial mais lento, comumente ficam enfezadas, as suas