FISTULAS DIGESTIVAS
PROF.MÁRCIO RODRIGUES PAES
Há uma grande confusão por parte de médicos e estudantes de medicina em relação ao que é o DPOC e por isso há um grande número de diagnósticos errados ou mesmo de terminologias que são passadas para o paciente conforme o diagnóstico errado. Infelizmente as pessoas acabam associando a DPOC a outras doenças ou como consequência de outras doenças, dentre elas é comum vermos um paciente com IC e que tem dispneia associada e é passado para o paciente que ele tem Bronquite cardíaca ou Asma cardíaca, esta última terminologia é completamente errada, não existe! Os diagnósticos e as etiologias são completamente diferentes, esta aula então tentará mostrar a definição de DPOC, como ele se apresenta e qual a melhor forma de se efetuar um bom diagnóstico.
A primeira coisa que temos que fazer é tentar definir o que é a DPOC porque a definição sofre variações conforme o meio que estamos usando. A Sociedade Brasileira de Pneumologia vai dar uma definição e teremos grandes sociedades internacionais com definições similares porém não exatamente iguais.
DPOC - DEFINIÇÃO (Cons. Bras. de DPOC/ SBPn)
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma enfermidade respiratória prevenível e tratável, que se caracteriza pela presença de obstrução crônica do fluxo aéreo, que não é totalmente reversível (não é curável uma vez que já esteja instalada). A obstrução do fluxo aéreo é geralmente progressiva e está associada a uma resposta inflamatória anormal dos pulmões à inalação de partículas ou gases tóxicos.
*O nosso último consenso é de 2000 então há uma defasagem muito grande, há 13 anos que a SBPn não lançou mais nenhum consenso, houve uma revisão deste consenso em 2010, porém os conceitos básicos da doença permaneceram, a única parte que teve modificações foi o Tratamento e não com relação a patologia em si.
* A obstrução é caracterizada não pelo influxo aéreo (inspiração) mas pelo efluxo aéreo