fisioterapia
Amputação de membros por carcinoma escamocelular da pele - fatores envolvidos nesta evolução desfavorável
173
Artigo Original
Amputação de membros por carcinoma escamocelular da pele fatores envolvidos nesta evolução desfavorável
Limb amputation for squamous cell carcinoma of the skin - factors involved in this poor evolution
ALBERTO JULIUS ALVES WAINSTEIN, TCBC-MG1; THIAGO AUGUSTO DE OLIVEIRA2; DANIEL CLAUS FRUK GUELFI3; BARBARA ROBERTA GONTIJO2;
EDUARDO VITOR DE CASTRO2; RAFAEL ALMEIDA DE CARVALHO2; NATHALIA MANSUR PAZ4; LYCIA TOBIAS LACERDA5
R E S U M O
Objetivo: Analisar retrospectivamente uma série de casos que culminaram em amputação por carcinoma escamocelular avançado.
Métodos: Foram estudados oito pacientes com diagnóstico histológico de carcinoma escamocelular de pele que tiveram membros amputados por invasão tumoral, em nossa Instituição entre 2005 e 2008. Foram avaliados: fatores histológicos, institucionais e psicossociais que contribuíram para este desfecho desfavorável. Resultados: A média de idade ao diagnóstico foi 63 anos; 37,5% dos pacientes (três pacientes) tinham exposição abusiva e contínua aos raios solares, e seis (75%) pacientes tinham outros fatores de risco para CEC de pele. Sete pacientes foram diagnosticados quando o tumor já era maior que 2cm, e foi necessário um período grande de tempo (6,7 anos em média) entre o aparecimento da lesão inicial e o diagnóstico histopatológico correto do tumor localmente avançado. Conclusão: O desfecho desfavorável (amputação) nos pacientes portadores de carcinoma espinocelular pode estar associado à agressividade da neoplasia e às comorbidades relacionadas, podendo ainda sofrer influência de fatores como acesso à saúde pública, qualidade da assistência médica e relação do paciente com a doença.
Descritores: Pacientes. Amputação. Histologia. Neoplasias de pele. Carcinoma escamocelular.
INTRODUÇÃO
O
carcinoma espinocelular da pele (CEC) é uma proliferação