Fisioterapia uroginecológica
Fisioterapia Uroginecológica
DELIMITAÇÃO DO TEMA
O tratamento através da Fisioterapia Uroginecológica.
PROBLEMA
De que forma a Fisioterapia Uroginecológica pode tratar das disfunções urogenitais e anorretais contribuindo para o bem estar físico e social de mulheres e homens que são acometidos por estas disfunções? OBJETIVO GERAL * Verificar situações como incontinência urinária, incontinências fecais, urgência miccional, constipação, flacidez perineal, disfunções sexuais, dores pélvicas, prolapsos genitais, gravidez, pós-parto, cirurgias pélvicas, prostatectomia radical, focos principais da atuação da fisioterapia uroginecológica.
OBJETIVO ESPECÍFICOS * Definir o que é a incontinência urinária e se esta apresenta condições de risco à saúde; * Apresentar os fatores de riscos em homens e mulheres; * Relatar como o tratamento na fisioterapia uroginecológica é realizado após avaliação; * Definir o papel que compete ao fisioterapeuta na avaliação, prevenção e tratamento proposto para a IU leve, moderado e para aqueles casos de IU grave que exigem tratamento cirúrgico.
METODOLOGIA
A pesquisa caracteriza-se por utilizar uma abordagem do tipo descritivo-exploratória, bem como, fez uso de pesquisa bibliográfica como elemento principal. Por sua vez, a pesquisa bibliográfica se dá a partir de consulta a documentos impressos como livros, teses, artigos entre outros. Utiliza-se de dados ou de categorias teóricos já trabalhados por outros pesquisadores e devidamente registrados. O pesquisador trabalha a partir das contribuições dos autores dos estudos analíticos constantes do texto (Severino, 2007).
A pesquisa exploratória busca apenas levantar informações sobre um determinado objeto, delimitando assim um campo de trabalho, mapeando as condições de manifestação desse objeto (Severino, 2007).
JUSTIFICATIVA
Este tema é de fundamental importância ao estudo mais detalhado de situações como incontinência