fisioterapia-trabalho de portugues caderno do aluno volume 4
É o conjunto de técnicas usadas no tratamento e na prevenção de doenças e lesões. O fisioterapeuta previne, diagnostica e trata disfunções do organismo humano causadas por acidentes, má-formação genética ou vício de postura. Para isso, usa métodos como massagem e ginástica, com a finalidade de restaurar e desenvolver a capacidade física e funcional do paciente. Também faz tratamentos à base de água, calor, frio e aparelhos especiais. Além de ajudar na recuperação de pacientes acidentados e portadores de distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios, trabalha com idosos, gestantes, crianças e portadores de deficiência física ou mental. História da Fisioterapia no Brasil e no Mundo
Desde a antiguidade os recursos da natureza como o calor, a água, a eletricidade e os próprios movimentos humanos, incluindo músculos, articulações e respiração foram utilizadas terapeuticamente, no alívio da dor e em inúmeras curas de doenças.
Historicamente, a terapia através dos movimentos (cinesioterapia) entre outras, registra inúmeros fatos e acontecimentos de enorme relevância que resulta no grande espaço hoje ocupado pela fisioterapia.
Por muito tempo na idade média a influência da religião impedia que práticas como a de exercícios fossem difundidas onde a valorização do espírito e da alma predominava, deixando de lado o cuidado com o corpo e a saúde.
Já no período do Renascimento, juntamente com o movimento Humanista houve uma maior valorização da saúde onde os exercícios físicos foram entendidos que além da cura, também era uma forma de “manutenção” da saúde.
Entre o Renascimento e a Revolução Industrial houve estudos sobre a mecânica corporal e a marcha humana, onde a cinesiologia se desenvolveu. E com toda exploração dos operários, na tentativa de recuperação de trabalhadores acidentados e as novas doenças resultou no desenvolvimento de técnicas para recuperação e tratamento onde essas técnicas sofreram evoluções que mais tarde foram definidas no