Fisioterapia na gonartrose
*Anderson V. Cattelan
**Daniela Dal Puppo
**Juliana Graeff Kura
* Professor da disciplina de Ortopedia e Traumatologia II da Universidade de Passo Fundo-RS;
** Acadêmicas do 8º nível da Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo-RS.
E-mail: andercatte@upf.br
TRATAMENTO FISIOTERÁPICO EM PACIENTES COM GONARTROSE: CRIOTERAPIA OU TERMOTERAPIA?
RESUMO
O presente estudo teve por objetivo, analisar qual das terapêuticas crioterapia ou termoterapia é a mais empregada nas clínicas de fisioterapia da cidade de Passo Fundo-RS, no tratamento de gonartrose crônica em idosos. O estudo constituiu-se em um questionário aplicado diretamente aos profissionais de fisioterapia. Ao final do estudo constatamos que os mesmos dão preferência a termoterapia, alegando que os pacientes idosos respondem melhor a essa técnica terapêutica.
INTRODUÇÃO
Osteoartrose
As definições de osteoartrose variam, mas ela é considerada uma afecção crônica, degenerativa e progressiva que afeta as articulações sinoviais. Caracteriza-se por dor, limitação da ADM e possível deformidade nos estágios mais avançados. Cartilagem e ossos são afetados antes das estruturas periarticulares. Anteriormente pensava-se que fosse uma afecção na qual a resposta normal de reparação aos danos diários às articulações estivesse ausente. Entretanto, acredita-se cada vez mais que a osteoartrose pode ser resultado de vários processos diferentes que levam a doença articular sintomática. (Altman apud Chadwick, 2001).
A osteoartrose é uma afecção, primária ou secundária, que pode ter origem tanto na cartilagem como no osso subcondral ou mesmo no líquido sinovial, como facilmente se deduz da análise de suas formas secundárias, mas que tem, como resultado final, lesões anatômicas características, representadas por degeneração cartilaginosa, eburnificação do osso subcondral e remodelagem óssea, podendo haver, também, sinovite de grau variável, geralmente nas fases mais evoluídas do