FISIOTERAPIA NA GESTAÇÃO
A gestação é um período muito e especial, e por isso, merece uma atenção especial.
A fisioterapia durante o período gestacional proporciona diversos benefícios não só para a gestante como também para o desenvolvimento do bebê.
Os objetivos da fisioterapia visam minimizar as disfunções físicas e emocionais ocorridas no organismo da gestante, cuidando do corpo e suas transformações, proporcionando melhores condições para o parto e recuperação pós-parto (puerpério), com segurança e conforto nessa fase mágica da vida.
O trabalho da fisioterapia na gestação é realizado de forma global, através de massagens de drenagem linfática, relaxamento, hidratação corporal e facial, exercícios de reeducação postural, exercícios respiratórios, exercícios de fortalecimento e alongamento muscular, como também exercícios para musculatura do assoalho pélvico e períneo.
DRENAGEM LINFÁTICA:
A Drenagem Linfática é de extrema importância no tratamento e prevenção de edemas comuns na gestação, pela sobre carga do sistema circulatório e aumento de peso. Aliviando as queixas de cansaço e evitando varizes e varicozes.
É uma massagem manual suave que pode ser realizada em todo o corpo, e proporciona uma sensação de bem estar e relaxamento.
HIDRATAÇÃO (PREVENÇÃO DE ESTRIAS):
As estrias e as manchas de pele são grandes vilões na estética da gestante, por isso a atenção nesse caso deve ser preventiva. A hidratação corporal e facial com cosméticos específicos para gestante pode ser realizado durante toda a gestação nutrindo e preparando a pele para suas alterações.
EXERCÍCIOS DE REEDUCAÇÃO POSTURAL:
A manutenção de uma postura adequada durante a gestação é algo contínuo, uma vez que o aumento do peso e do volume abdominal está constantemente alterando o centro de gravidade e o equilíbrio muscular da gestante, o que pode levar a dores musculares e posturais.
São exercícios de consciência corporal, alongamento e fortalecimento, orientados