Fisioterapia na comunidade
CURSO DE FISIOTERAPIA 1º BLOCO
EDYLLA DE SOUSA SILVA
FISIOTERAPIA NA COMUNIDADE
TERESINA-PI
2011
EDYLLA DE SOUSA SILVA
FISIOTERAPIA NA COMUNIDADE
Trabalho da Faculdade Integral Diferencial como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina de Metologia do Trabalho Científico. Sob orientação da Prof.ª Sandra Barreto.
TERESINA-PI
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..................................................................................................3 2 A FISIOTERAPIA NA COMUNIDADE..............................................................4 3.1 Objetivos da Fisioterapia na Comunidade...................................................5 3 CONCLUSÃO....................................................................................................7
REFERÊNCIAS.................................................................................................8
1 INTRODUÇÃO
Para Bispo Junior (2006), com a definição da atenção básica como eixo central de reestruturação do modelo assistencial brasileiro, impõem-se uma nova lógica de organização dos serviços e uma redefinição na atuação dos profissionais de saúde. Esse novo modelo busca romper com o curativismo do modelo vigente, reestruturando e articulando a assistência com ações de promoção da saúde, controle de risco e prevenção de doenças.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam a fisioterapia não existe apenas para curar o paciente de doenças relativas ao sistema muscular, articular e ósseo. O profissional fisioterapeuta está preparado para prevenir e orientar os indivíduos a evitarem problemas posturais que conseqüentemente levam a problemas articulares, bem como na ajuda a problemas respiratórios e do sistema nervoso.
A Fisioterapia é muita ampla no que se diz respeito a suas atribuições. Ver-se fisioterapeutas trabalhando em hospitais, onde realizam tratamentos pré e pós-operatórios, em UTI neonatais, onde são