fisioterapia em ginecologia e obstetrica
INTRODUÇÃO
A Fisioterapia em ginecologia e obstetrícia, apesar de pouco conhecida, é uma especialidade de grande importância no atendimento de gestantes, pacientes com incontinência urinária, pacientes mastectomizados (retirada da mama), entre outros.
O objetivo da fisioterapia obstetra é o de ajudar a mulher a ajustar-se às mudanças físicas do começo ao fim da gravidez. Através de procedimentos específicos, será avaliado e tratado, alguns problemas decorrentes deste período.
A gestação é um momento importante na vida da mulher, e nessa fase pode ser beneficiada com o atendimento pré e pós-parto, no sentido de tratar alguma alteração comum durante a gravidez ou prevenir qualquer disfunção inerente à sua condição. Após o parto, objetiva-se auxiliar a mãe através de normas higiênicas, de ambulação, exercícios fisioterapêuticos, cuidados com as mamas, incentivo ao aleitamento materno, orientações posturais, funções intestinais e miccionais, vida sexual, retorno às atividades físicas e de vida diária.
OBJETIVOS
O fisioterapeuta tem o papel de reabilitar, modificar e melhorar a vida do paciente. Na obstetrícia o profissional atua na preparação da gestante para o parto, amenizando as dores sentidas nessa fase, onde o organismo da mulher sofre diversas mudanças e atua também no pós-parto. O
Fisioterapeuta ajuda também a manter e melhorar a saúde da mulher, atuando, por exemplo, no tratamento de incontinência urinária, pósmenopausa, mudanças ósseas e musculares que a mulher sofre com o passar da idade, na prevenção do câncer de colón do útero e mama, entre outros
CONCLUSÃO
O papel do fisioterapeuta no mundo feminino está se expandindo. Esse profissional está cada vez mais envolvido com a saúde da mulher, em todas as fases da vida. Pode-se concluir que o fisioterapeuta, em seu trabalho com gestantes, tem como metas gerais promover uma melhor postura, antes e depois da gestação.