Fisioterapia do Desporto
Curso: Bacharelado em fisioterapia
Disciplina: Práticas Interdisciplinares
Bloco: 1º
Turno: Manhã
A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NOS JOGOS OLÍMPICOS
Teresina / 2011
Sumário:
Introdução..........................................................................................................03
Desenvolvimento...............................................................................................04
Conclusão..........................................................................................................05
Referências........................................................................................................06
Introdução
Os jogos olímpicos, considerado por muitos, o evento desportivo de maior importância e visibilidade em todo o mundo conta com a participação de vários atletas de vários desportos. Esses atletas prometem superar, bater o imbatível e fazer história e para isso é necessário o trabalho de uma equipe constante, incluindo os fisioterapeutas, presença incluída em 1992, nos jogos de Barcelona, que contou com a participação de quatro profissionais da área.
Não só nos jogos olímpicos, mas em qualquer tipo de desporto, é necessário o acompanhamento de um profissional fisioterapeuta que acompanhe o atleta a cada treino, jogo, etc., a fim de chegar o melhor de cada atleta, debelando assim algum sintoma que ele possa relatar.
É nesse meio que a fisioterapia desportiva entra com um programa de exercícios prescritos para prevenir os efeitos deletérios da inatividade enquanto o indivíduo recupera seu nível de competição ou mesmo aumenta seu nível de condicionamento, tanto após uma cirurgia, quanto após um traumatismo ou lesões sofridas por algum desporto específico.