Fisioterapia Ambulatorial
Introdução 3
Definição de Fisioterapia 4
Fisioterapeuta 4
Fisioterapia Ambulatorial 4
Cinesioterapia 4
Eletrotermoterapia 5
Áreas de atuação 6
Referências bibliográficas 8
INTRODUÇÃO
A Fisioterapia Ambulatorial previne e trata os distúrbios do movimento humano decorrentes de alterações de órgãos e/ou sistemas. Tem como objetivo preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitar) a integridade de órgãos, sistema ou função. Como processo terapêutico utiliza conhecimentos e recursos próprios, utilizando-os com base nas condições psico-físico-social, tendo por objetivo promover, aperfeiçoar ou adaptar o indivíduo a melhoria de qualidade de vida.
Definição de Fisioterapia
É uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patologia de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais.
Fisioterapeuta
Profissional de Saúde, com formação acadêmica Superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (Diagnóstico Cinesiológico Funcional), a prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço.
Fisioterapia Ambulatorial
Tratamento voltado principalmente para o uso da Terapia Manual, de exercícios específicos (Cinesioterapia) e de recursos físico-químicos e elétricos (Eletrotermoterapia). Trabalha na reabilitação e prevenção das patologias e seus sintomas, atuando de forma a devolver ou incrementar os