fisiotera
A FISIOTERAPIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA E NEONATALDHEILLANE THAINARA DE SOUZA BEZERRA
Alagoinhas
2014
A fisioterapia atua em diferentes áreas, uma delas focada ao atendimento de crianças e adolescentes denominada como fisioterapia pediátrica.
A fisioterapia pediátrica utiliza uma abordagem com base em técnicas neurológicas e cardiorrespiratórias especializadas, buscando integrar os objetivos fisioterápicos com atividades lúdicas e sociais, levando a criança a uma maior integração com sua família e a sociedade. Na fase escolar apresenta como principais focos de ação os aspectos relacionados à postura, problemas físicos e o estresse infantil.
A fisioterapia pediátrica motora é uma subespecialidade da fisioterapia pediátrica muito difundida e com resultados comprovados por vários trabalhos científicos. Ela utiliza de técnicas no tratamento de pacientes neonatais, lactentes e pediátricos. Outra subespecialidade é a ortopedia que proporciona um tratamento diferenciado dispondo de ambiente lúdico e ajustado ao universo infanto-juvenil, e que oferece os recursos fisioterapêuticos manuais, mecânicos e eletroterapêuticos direcionados ao atendimento de crianças e adolescentes.
É muito comum vermos adultos com problemas posturais gerados na infância. Prevenir tais deformidades no ambiente escolar se torna muito importante já que é nessa fase que ocorre um acelerado ritmo no crescimento anatômico, gerando inúmeros vícios de postura, prejudicando o desenvolvimento físico do aluno. Além disso, a má postura na idade escolar é um dos principais fatores que interferem no rendimento escolar juntamente com o fator ambiental, o que provoca a diminuição de interesse do estudante pelas atividades propostas. A Fisioterapia contribui no caminho da inclusão escolar, principalmente no enfoque educacional, na orientação de pais e professores, na identificação e avaliação de alunos com dificuldades de aprendizagem.
É de suma